segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Quantas árvores são necessárias para produção de Oxigênio?

 


Parece loucura o título que usei para esta matéria.

Onde já se viu, você deve estar pensando, árvores produzindo oxigênio, o oxigênio existe, tá ai ela na produz oxigênio!

Acredite ou não tem gente que pensa assim ainda, que árvores não são necessárias ou as poucas que exitem na Amazônia ou Mata Atlântica são capazes de "suprir" e filtrar o "ar" do planeta... bem, sinto muito dizer que é um grande engano pensar assim.

Mas voltando ao foco do título que mencionei acima.

Em geral, em nossas aulas de ciências no 5º ano do ensino fundamental começamos a ter um contato maior com a biologia e ecologia e os nossos professores nos mostram a importância do oxigênio para a vida em nosso planeta (assim como a água, sem os dois a vida não seria possível). E também que as plantas são responsáveis por esta oxigenação assim como os fitoplanctos e algas do oceano.

Também aprendemos que a destruição, degradação da natureza e perda significativa de árvores em diversos biomas prejudica esta "renovação" do oxigênio em nosso planeta.

Quero lembrar que tanto as árvores, mata ciliar e a preservação de áreas próximas a nascentes também contribuem para a obtenção da água potável, mas isso é assunto para um próximo post.

Para você ter uma ideia da importância das árvores para a melhoria da qualidade do ar foi relatada pelo The New York Times (jornal Norte Americano da área de Nova York), que uma única árvore que possua 30 metros de altura (facilmente encontrada na mata atlântica, Amazônia e Pantanal) e com base de meio metro produz cerca de 2721kg de oxigênio, que é suficiente para que duas pessoas (dois seres humanos) respirarem por um ano. Muito legal isso né.


Então quer dizer que se a gente tivesse em torno de 10 arbustos de 5 metros de altura teríamos a mesma proporção aritmética, correto? Com alguma variação para mais ou para menos, 10 arbustos são facilmente plantados em jardins, praças, campos, ao redor de rodovias, estradas, etc... vejam como é fácil melhorar a qualidade de ar somente plantando arbustos com 6 vezes menos o tamanho de uma árvore secular e de tamanho impraticável nas cidades.

Com esta base que comentei a Environment and Natural Resources do Canadá apresentou o seguinte dado: "Em média uma árvore gera 117kg de oxigênio anualmente, e em cidades duas árvores adultas são capazes de gerar oxigênio para uma família de 4 (quatro) membros por 1 ano"

 E a Treefacts que pode ser lido em SavaTree completa que um única árvore é capaz de absorver o CO2 que um automóvel produz por ano.

Caramba, então a melhoria da qualidade do ar no mundo pode ser resolvida de forma simples, basta termos pelo menos 1,7 bilhão de árvores no mundo correto?


A conta é simples mas o resultado não é tão simples assim. As árvores levam alguns anos para ficarem do tamanho ideal para que este volume seja capaz de atender a demanda de oxigênio dos seres humanos, ou seja, se tornarem adultas. Outro ponto a se considerar, temos sim que replantar novas árvores, arbustos, e plantas no geral mas O MAIS IMPORTANTE e não poluir rios, lagos e mares, que possuem algas e fitoplanctos responsáveis estes por grande parte do oxigênio do planeta, e DIMINUIR A POLUIÇÃO DO AR com menos uso de combustíveis fósseis, produtos que geram CO2 e principalmente diminuir e parar com o desmatamento urgentemente. Se isso não for feito, não adianta plantar árvores, fazer campanhas de "adote ou plante uma árvore" pois a velocidade com que a natureza recicla o planeta para nós não é a mesma que a gente destrói ele para todos os seres viventes.

Infelizmente somos eficientes na destruição e não na reconstrução... por isso é importante parar e diminuir o que fazemos de errado, parar de destruir e achar que a próxima geração que recicle ou cuide. Não podemos mais esperar a natureza reconstruir o que ela mesma levou milhares de anos para criar que foi CONDIÇÕES DA VIDA HUMANA EXISTIR.



Nenhum comentário:

Postar um comentário