Em um post anterior eu comentei como as aranhas são mal compreendidas.
Aquela aranha pernuda, aranha de cortinas, marrozinha que fica nos cantos de paredes junto ao teto ou entre as cortinas não são perigosas e são até fundamentais e benéficas para nós, pois elas fazem um controle biológico dos pequenos insetos como pernilongos, mosquitinhos e outros pequenos seres que ficam presos em suas teias e servem de alimento para elas.
Por este motivo, ter uma aranha (ou várias) em suas paredes, cortinas é sinal que menos pernilongos e insetos pequenos não estarão nos incomodando, por isso, matá-las não é bom elas vivem bem com a nossa presença e até contribuem para que não sejamos incomodados por outros insetos.
Bonito, concordo que não é ter estas teias e aranhas visíveis, dá uma cara de que somos "porcos" (no contexto de que não temos muita afinidade com limpeza ou somos relaxados quanto a isto), mas se os outros observadores que nos criticam por deixar estas pequenas aranhas conviverem com a gente soubessem dos inúmeros benefícios que estas nos trazem também deixariam algumas delas conviver em suas residências também:
Vamos saber mais sobre ela:
- aranhas que ocorrem em todo o Brasil;
- são encontradas sob pedras mas em especial atrás de móveis, cantos de paredes, entre cortinas, porões, telhados, etc;
- suas pernas são bem grandes podendo chegar até seis vezes o tamanho do seu corpo;
- possui o corpo alongado e de tom marrom claro sendo até meio que translucido (possui certa transparência);
- seu nome científico é: Pholcus phalangioides
Como dissemos ela é conhecida pelas suas longas e finas patas e pode ser encontrada em todo o Brasil e também esta presente em outros continentes (não tenho dados se são encontradas nos polos). Ela prefere cantos escuros da casa. Uma curiosidade, por ela ter o corpo translúcido, se ela for observada com uma lente potente (como o microscópio) é possível ver suas células sanguíneas e o interior de seu corpo.
Como grande parte das aranhas as fêmeas são bem maiores que o macho, mas são aranhas de corpo relativamente pequeno que atingem no máximo quando adultos 10mm (1cm) mas o mais comum é encontrar estes animais entre 6 e 8mm já que quando avistados são expulsas e exterminados com vassouras pelas donas de casa. Porém, o corpo apesar de pequeno apresenta pernas (quatro pares) que podem ter até seis vez o tamanho dele, não é raro ver aranhas como estas com patas com 4,8cm de comprimento.
As aranhas em geral são solitárias, esta não é exceção, ela só socializa quando precisa acasalar, seu hábito é em geral ficar imóvel em sua teia a espera de um inseto desavisado cair em sua armadilha pegajosa, onde vira sua refeição.
Seu veneno não é perigoso para os seres humanos e seu tamanho também oferece quase nenhum risco de um acidente de picada. Mesmo que você fosse picado que é muitíssimo raro, quase impossível de acontecer, o máximo que iria acontecer é uma pequena dor mecânica como uma mordida de uma formiga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário