sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Aranha-de-jardim (Lycosa erythrognatha)

 


Também chamada de aranha-de-grama ou aranha-lobo é um espécie de aranha sem interesse médico, considerada inofensiva. Seu nome científico é Lycosa erythrognatha e pertence a família Lycosidae.

Seu veneno (peçonha como os especialistas costuma chamar) não é fatal ou causa grandes problemas aos homens, sua picada esta mais associada a dor mecânica e um pequeno inchaço local ou, caso você seja alérgico a proteína da toxina podera apresentar uma pequena alergia, mas em geral somente a dor mecânica mesmo.

Pode atingir até 5cm de comprimento, possui cor marrom-clara ou cinzenta e muitas vezes é confundida com a aranha-armadeira, em geral esta aranha "foge" do contato com seres humanos na maiorias das vezes ou outros animais maiores, o que não ocorre com a armadeira que "parte para cima" e assume uma posição agressiva ficando apoiada nas quatro patas traseiras levantando as quatro patas dianteiras. Mas entenda que quando "acuada" ela pode assumir um display de defesa similar a da armadeira, dai outra motivo de confusão.

Suas quelíceras possuem pelos que podem ser alaranjados ou avermelhados. Uma outra características que difere a aranha-de-jardim da aranha-aramadeira é que no seu abdómen ela possui um desenho negro em forma de seta e na armadeira este desenho parece formar 3 corações.

Não tem uma vida muito longa, mas para um Artropoda, Arachnida viver até 2 anos e meio é uma vitória. Sua alimentação é basicamente insetos como: moscas, grilos, tenébrios e também pernilongos. 

Uma fêmea pode botar até 800 ovos e faz em média 3 posturas, sendo que após a 3ª postura de ovos geralmente ela morre. As mamães aranhas-de-jardim carregam seus filhotes nas costas até a primeira troca de pele. Isso mesmo, as aranhas por possuirem exoesqueleto para crescerem precisam realizar mudas.


Estas aranhas são importantes para o controle de insetos e equilíbrio ecológico. Matar estes animais pode aumentar a população de baratas, moscas e outros tipos de insetos que são vetores de doenças.

Lembre-se que grande parte das aranhas convivem harmonicamente e não causam mal algum aos seres humanos, animais domésticos e são excelentes controladores de insetos.

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Algumas dúvidas que surgiram sobre os insetos!

 


Vou responder as perguntas que surgiram dos leitores do blog depois da publicação da matéria sobre O QUE SÃO INSETOS?

  1. Todo inseto possui ferrão?
    Resposta: Não, nem todo inseto possui ferrão. Abelhas, formigas Tocandira, vespas entre outros possuem ferrão (um órgão especializado no fim do abdómen usado para se defender)
  2. Todos os insetos possuem asas?
    Resposta: Não, pelo menos em toda a sua vida ou fase não. Por exemplo, lagartas não possuem asas, assim como formigas operárias também não possuem asas. Já formigas rainhas e formigas macho possuem asas somente na fase nupcial (acasalamento) depois estas asas caem e no caso dos machos será o seu fim, vão morrer pois não podem retornar aos formigueiros e as rainhas, de certa forma, passaram toda sua vida dentro do formigueiro botando ovos.
  3. Minhocas são insetos?
    Resposta: Não, minhoca não é inseto minhoca são animais anelídeos, subclasse Oligochaeta de simetria bilateral e também não são considerados insetos por não terem: pernas, corpo dividido em cabeça, tórax e abdómen.

  4. Todo inseto transmite doenças?
    Resposta: Não, longe disso. Abelhas são insetos e são produtoras de mel e agentes polinizadores de plantas (sem as quais não haveriam frutas, flores e sementes de muitas espécies de plantas por assim dizer) e não transmitem nenhum patógeno conhecido até o momento aos seres humanos. Borboletas também não transmitem nenhuma doença ou se quer picam ou mordem, joaninhas também não causam, até o momento, nenhuma doença ou é conhecido alguma doença relacionada a ela. Por outro lado, baratas, algumas espécies de mosquitos e pernilongos, o "bicho barbeiro" são vetores para transmissão de doenças não só para seres humanos mas para outros animais também.
  5. Qual o maior inseto que se conhece ou se tem notícia já visto?
    Resposta: Há bastante divergência em qual seria o maior inseto conhecido já que os critérios de medida podem variar ou incluir outros. Mas, há um relato que o Bicho-Pau (Clamorphus), de 62,4cm foi encontrado no Sul da China em Maio de 2016. 

  6. Qual o ramo da biologia (ciência) que estuda os insetos?
    Resposta: Entomologia - o especialista chama-se Entomólogo. Entomologia é a especialidade da biologia que estuda os insetos sob todos os seus aspectos e relações com o homem, meio ambiente, plantas e outros animais.


terça-feira, 27 de outubro de 2020

Sapo e rãs são a mesma coisa?


Os sapos e rãs pertencem a mesma ordem taxonomica a dos Anuros mas não são a mesma coisa ou sequer o mesmo bicho.

Tanto os sapos quanto as rãs são pequenos animais anfíbios. Os sapos, ao contrário das rãs têm pernas curtas e a pele é seca e áspera (aquelas verrugas típicas que dão o aspecto asqueroso ao sapo).

Os sapos podem ser encontrados em todas as partes do mundo com exceção dos lugares muito frios. Por serem anfíbios uma fase de sua vida, que é a forma larval, se passa na água e a fase adulta na terra (fora da água) e neste caso a sua respiração é pulmonar e cutânea (pela pele).

Os sapos também tem um corpo mais atarracado e roliço. Sapos não tem cauda na fase adulta e podem ter tamanhos que variam de 2cm até 25cm de comprimento. A cor da pele varia entre o verde escuro, ou verde-oliva, cor amarelada e tons de marrons, mas sempre com pequenas manchas mais escuras.


As saliências na pela do sapo associamos a verrugas e elas estão associadas a uma glândula de veneno, mas não se preocupe o sapo não tem nenhum órgão inoculador de veneno ou peçonha, por isso para que você tenha contato com o veneno do sapo deve apertar (espremer) estas glândulas para que ele esguiche ou escorra. Este mecanismo é de defesa para que se ele for "abocanhado" por um predador ao ser pressionado na boca deste predador ele esguicha seu veneno, que devido ao seu sabor desagradável indica ao predador que aquela refeição não é boa e então desiste de comer o sapinho. Porém, como todo veneno, alguns sapos desenvolveram toxinas muito potentes capazes inclusive de matar quando ingeridas pelos seus predadores.

Sapos são de hábito noturno. De dia, eles ficam escondidos, enterrados ou sob pedras e folhas. Por serem animais ectotérmicos no inverno a maioria dos sapos entra em hibernação. Dependendo da região e da temperatura e umidade da região alguns sapos também hibernam nos verões.

Sapos locomovem-se com uma caminhada desengonçada ou pequenos saltos, caçam suas presas (são carnívoros por comerem outros animais como insetos), com uso de sua língua comprida e grudenta. Há casos de sapos comerem pequenos roedores e até outros Anuros como rãs.

Sapos se reproduzem através de ovos que ficam sob a água.  Os ovos dão origem aos girinos e os girinos possuem cauda e respiração branquial, ao passar dos dias os girinos vão sofrendo mutações e perdem a cauda, desenvolvem pulmões e pernas e então deixam a vida na água para viverem no solo.

Curiosidade: Há pessoas que criam sapos como pets. Sapos comem, insetos, escorpiões, aranhas, baratas,  pequenos roedores, pererecas. São importantes para o controle de insetos e equilíbrio ecológico. Por terem respiração cutânea sua pele é sensível a poluição, produtos químicos e alterações no ambiente. Algumas espécies são tão sensíveis que podem entrar em extinção somente por conta das mudanças climática e uso de agrotóxicos e alteração e contaminação das águas de rios e lagos que eles se reproduzem.

 

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

O que são insetos?


 Quando falamos em "estar no mato", acampar ou ainda em ecologia e biodiversidade pensamos logo no mato é claro (no verde, na mata, nas árvores, bosques, etc), animais do tipo pássaros e até em onça, mas dificilmente (com raras exceções) lembramos dos insetos.

Há sim, lembramos dos insetos, mas dos malfadados pernilongos (muriçocas, carapanãs), que insistem em nos atormentar.

Mas o que são os insetos?

Antes de mais nada os insetos são importantes sim para o equilíbrio ecológico, os insetos são animais, isso mesmo animais do filo dos artrópodes que constituem um grupo de seres com o maior número de espécies existentes.  Muitos destes insetos , são bem conhecidos nossos como os já mencionados pernilongos, também as baratas, vespas, abelhas, moscas, borboletas, lagartas, formigas e a lista segue.

Os insetos dominam praticamente todo o planeta. Eu diria ainda que os insetos dominam cada canto e fresta conhecida e desconhecida pela sua grande capacidade adaptativa e evolutiva. Dentre estas características esta a presença do exoesqueleto comum a outros artrópodes, presença de asas em algumas espécies que garantem o voo, ovos resistentes e desenvolvimento indireto, o que garante que os adultos e jovens não apresentem competição por recursos, como por exemplo alimentos.


Como já mencionei, os insetos, que são artrópodes, apresentam um exoesqueleto resistente, pernas articuladas e músculos desenvolvidos além de:

  • o corpo é dividido em 3 partes: cabeça, tórax e abdómen;
  • possui 6 pernas (três pares);
  • 2 pares de asas, que pode ser vista na maioria das espécies, algumas não tem asas como as formigas operárias (rainhas e machos possuem asas no período de acasalamento);
  • 1 par de antenas;
  • dois olhos (1 par) compostos;
  • peças bucais aparentes.

Estas são características aparentes que podem ser vistas muito facilmente, mas os insetos possuem outras características imporantes como trocas gasosas realizadas por traqueias, sistema circulatório aberto, sistema de excreção por túbulos de Malpighi e um sistema nervoso formado por gânglios nervosos ventrais que saem de um primitivo cérebro localizado na cabeça.

Como já comentei os insetos possuem desenvolvimento direto ou indireto dependendo da espécie que vamos observar ou estudar.  Mas para resumir no desenvolvimento direto os adultos e jovens são diferenciados pelo tamanho e maturidade sexual. Já no indireto o desenvolvimento acontece por fases, chamadas metamorfose, que pode ser incompleta ou completa.

Insetos com metamorfose incompleta ou gradual, observa-se o desenvolvimento hemimetábolo, isto é, poucas mudanças são observadas e elas surgem após algumas mudas sucessivas. O estágio imaturo é chamado de ninfa, quando terrestre, e náiades, quando aquáticos. Um exemplo de inseto que realiza esse desenvolvimento é o gafanhoto.

Quando se trata de metamorfose completa, o desenvolvimento é holometábolo. Nesse caso, são observadas muitas variações no corpo do organismo. Nas borboletas, por exemplo, verifica-se a presença de uma larva, depois a fase de pupa e, somente após essas fases, o animal torna-se completamente adulto.



Muitos insetos como as baratas causam nojo e outros como os pernilongos são transmissores de doenças além de serem bem irritantes, mas os insetos exercem papel importante no meio ambiente, não podendo ser, portanto, eliminados por completo. Um dos papeis principais dos insetos é a polinização das angiospermas, ou seja, das plantas floríferas. Entretanto, apesar de ajudarem na reprodução, os insetos também prejudicam as plantas. As lagartas, por exemplo, ingerem uma grande quantidade de tecido vegetal.

Muitos insetos estão relacionados com a decomposição da matéria orgânica, uma vez que se alimentam de restos orgânicos como folhas, madeiras, restos de alimentos, carne de animais que morrem, etc. Vale destacar também a importância desses animais para as cadeias alimentares, servindo de alimento para várias espécies e alimentando-se de outras.

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Formigas!

 


Formigas picam ou mordem? Tá ai uma pergunta que muitas pessoas respondem de forma diferente.

Bem, há formigas que mordem (quando usam suas mandíbulas) e outras que picam, pois possuem ferrão em seu bumbum (no fim do seu abdômen).

Formigas são insetos pertencentes à família Formicidae e da ordem dos Hymenoptera. São insetos comuns, muito organizados e possuem uma sociedade bem definida, dividida por Castas, isso quer dizer que todos tem uma função definida e em outras palavras: "Quem nasceu como operária nunca chegará a rainha". 

A função de reprodução é de exclusividade da rainha que é fecundada pelo macho(s) durante o voo nupcial. A rainha nunca sai do formigueiro, vive lá dentro, tem um tamanho maior que as demais formigas, perde suas asas depois da fecundação e sua vida é destinada a postura de ovos. O papel dos machos só é visto no momento de fecundar a rainha no voo nupcial que ocorre em uma determinada época do ano com o voo de milhares de fêmeas e machos que saem dos formigueiros e vão montar novas colônias. Tanto o macho quanto a rainha são alados (voam), depois da fecundação os machos são abandonados pois não regressam ou são permitidos de volta aos formigueiros por isso morrem.



As demais funções do formigueiro são realizadas por formigas fêmeas que não possuem asas e não podem se reproduzi (são estéreis). Cada tipo de formiga obreira tem uma função específica bem definida que ela faz a vida toda (do momento que nasce até a sua morte), então quem cuida do cultivo dos fungos da colônia só faz isso, quem cuida das larvas só cuida de larvas, as cortadeiras que saem para "picar" as plantas, só realizam esta tarefa e assim por diante.

Claro, tem as soldados que são as protetoras do formigueiro, mas engana-se que pensa que só os soldados mordem (ou picam, não importa), todas formigas ao serem importunadas vão picar, morder ou ambos.

As formigas são muito diversificadas podendo em uma região possuir mais de um tipo de formiga, abaixo uma lista de alguns tipos e nomes mais comuns:

  • formiga-correição - (América do Sul e África), esta formigas não constroem formigueiros permanentes, são nômades;

  • formiga-tecelãs - Oecophylla constroem seus ninhos em árvores com folhas e fios de seda retiados das suas larvas;
  • formiga-cortadeira - gênero Atta e Acromyrmex estão distribuídas desde a Argentina até os Estados Unidos, são consideradas uma praga para as lavouras e plantas já que elas picam (cortam) todas as folhas deixando somente os galhos em muitos casos. A saúva é uma formiga cortadeira do genêro Atta

  • formiga-pote-de-mel são formigas especiais, sua função é armazenar comida em seus próprios corpos para o resto do grupo. Esta formigas ficam imóveis, tem grandes abdómens cheios de "comida". Em alguns continentes onde esta formiga se faz presente ela é considerada uma iguaria e é consumida como um delicioso petisco.

 

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

O que é húmus?

 


Quando vamos fazer o replante de um vegetal, seja ele uma árvore, flor, folhagem, etc, normalmente ouvimos dizer que é bom utilizar uma porção de húmus de minhoca ou somente húmus para adubar a terra.

Húmus nada mais é que a matéria orgânica depositada no solo, é o resultado da decomposição de animais e plantas mortas, folhas, subprodutos (cascas de vegetais, serragem, etc) ou, é o subproduto produzido por minhocas (pertence ao reino Animalia e ao filo Annelida).

O húmos é formado por um processo que se chama humificação que pode ocorrer de forma natural, quando produzidos por fungos e bactérias do solo. Mas existe uma forma de produzir o húmus de forma artificial, quando induzimos a produção de húmus no solo pobre adicionando produtos químicos e água.

A produção de húmos esta diretamente ligada a umidade e a temperatura que aceleram ou retardam a produção.

O húmus deve preferencialmente estar úmido, já que seco sua consistência não é boa por esfarelar. Agora se estiver muito molhado (encharcado ou com muita humidade) ele fica pegajoso e grudento (aderente).

A compostagem é uma das maneiras mais simples de fabricar húmus que é utilizado como fertilizando orgânico na agricultura.


Já a vermicompostagem é a forma de se obter húmus a partir do uso de minhocas que decompõem resíduos de lixo urbano orgânico como cascas de frutas e verduras. Seu uso contribui para a melhoria do solo, sequestrando carbono e eliminado cheiros desagradáveis proveniente de lixões por exemplo.

A vermicompostagem é um processo bastante utilizado e difundido com excelente apelo ecológico e é usado por moradores em áreas rurais e esta sendo muito utilizado também em residências com pequenas "usinas" de compostagem em suas casas. As minhocas são consideradas verdadeiras máquinas de limpeza de resíduos e são uma solução econômica e barata para solução ambiental quando se trata de lixo orgânico domiciliar. 

Há estudos que consideram o Húmus como o mais completo adubo orgânico apresentando as seguintes características:

  • Não possuem cheiro (inodoro);
  • substância asséptica*;
  • rica em micronutrientes - ferro, boro, cobre, zinco, molibidênio, cloro;
  • rico em macronutrientes - potássio, nitrogênio e fósforo e
  • possui textura macia em razão da granulometria das partículas do solo 
 Seu uso então, contribui para reposição dos minerais do solo, corrigindo a debilidade de nutrientes e proporcionando assim todos os principais compostos para as necessidades dos vegetais além de contribuírem para deixar o solo mais estável e apto para receber diversa culturas, em outras palavras é um excelente fertilizante.

*do ponto de vista que não contém contaminantes para as plantas, flores e frutos, animais ou seres humanos, não contém patógenos que possam causar doenças graves ou transmissão de alguma doença conhecida.

quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Nutrientes que as plantas precisam!

 


A minhas últimas postagens estou falando bastante do Verde, árvores, plantas, não é um blog de botânica ok, mas é que se observarmos o mundo na atualidade estamos presenciando a maior devastação do verde não só pelo fogo, mas pelo aquecimento global, pelo Homem (maior predador da história de nosso planeta), pelos avanços da agricultura e monoculturas, pela falta de preservação, conservação, conhecimento, etc.. etc.. ficaríamos aqui dias justificando e apontando culpados.

Estou dando esta ênfase em especial pois, não adianta preservar a onça que sofre com a queimada no Pantanal, não adianta recolher as araras, papagaios e tucanos, não adianta resgatar a ariranha se depois que esta fase de queimadas (por exemplo, peguei este gancho para ilustrar), não termos onde reintroduzir ou não terá alimento para estes animais ao retornarem para o seu habitat devastado.

Se não fizermos nada agora para repovoar, reestruturar e restaurar estas áreas em suas condições de mata, plantas e condições mínimas não adianta SOLTAR OS BICHOS nestes lugares que vai morrer tudo, tão pior quanto o próprio fogo.

E por isso vou comentar o que são ou quais são os nutrientes mínimos e necessários para que uma planta se desenvolva de forma rápida, forte e com resistência.

Os nutrientes que as plantas necessitam em maior quantidade são chamados de macronutrientes: nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca), magnésio (Mg) e enxofre (S). Os micronutrientes, também importantes, mas necessários em muito menor quantidade, são: manganês (Mn), zinco (Zn), cobre (Cu), ferro (Fe), molibdênio (Mo), boro (B) e cloro (Cl).

O tal adubo NPK é um composto de nitrogênio, o fósforo e o potássio. Dependendo do que a planta precisa ou do tipo de planta e solo que ela vai viver claro, são necessárias formulações diferentes destes compostos. Um exemplo clássico são as formulações comercias padrão existentes como: o NPK 4-14-8, que fornece 4% de nitrogênio, 14% de fósforo e 8% de potássio; ou o 10-10-10, que fornece 10% de nitrogênio, 10% de fósforo e 10% de potássio; entre outras.

Há dois tipos de adubos, químicos e orgânicos. Os químicos são precisos nas quantidade de elementos e na sua formulação apresentando uma exata proporção dos elementos fornecidos e têm como característica principal a rápida oferta dos nutrientes para a planta.

Ja os adubos orgânicos (apesar de eu considerar mais saudável para o meio ambiente e para as plantas pois incluem outras coisas juntas), comumente chamados de esterco, apresentam quantidades variáveis de elementos químicos. 

A falta de fósforo é um problema para a planta principalmente na época de floração já que este elemento atua na multiplicação celular tem influência na floração e maturação de frutos.

Um bom esterco é a "titica de galinha" (aquele coco de galinha de galinheiros que misturados a serragem dá uma ótima compostagem, são ricos em nitrogênio).

Outro bom adubo é o que é retirado de composteiras e o líquido que elas geram (o tal xorume de composteira - biofertilizante) este resíduo é excelente adubo para plantas e seu custo é praticamente zero.

Mas um fator importante é saber que tipo de solo sua planta precisa. Com isso fica mais fácil saber quais nutrientes ela mais vai precisar para seu desenvolvimento. Solos ácidos, encharcados, básicos, neutros, secos, arenosos, etc... indicam muito sobre seus nutrientes e sobre a planta, suas raizes, profundidade e área necessária para seu desenvolvimento, tudo esta intimamente e harmonicamente ligado, saber estes detalhes faz todo a diferença.

Eu tenho um projeto aqui para coleta de sementes e geração de mudas de árvores, arbustos e plantas endêmicas brasileiras com um custo bem baixo* para quem deseja adquirir as mudas e replantar em suas praças, áreas de seus prédios e condomínios, vasos e em seus quintais, chácaras e sítios.

Para saber mais flexonews.br@gmail.com  

*O preço cobrado pelas mudas são valores que são utilizados para manutenção do projeto, impressão de folhetos explicativos de cada planta (acompanha a muda que você adquire), divulgação e para manter o processo de coleta de sementes, plantio, germinação, custos de rega, substratos e embalagens para plantio. Os custos de envio e embalagem apropriada são cobrados a parte.

terça-feira, 20 de outubro de 2020

Briófitas cada vez mais raras!


 A cada ano, estação ou podemos considerar a cada novo amanhecer é percebido pelo nosso corpo que o planeta esta cada vez mais quente.

São Paulo da Garôa, a muito deixou de ser. Chuvas cada vez mais escassas e raras e quando chegam ou são uma grande tormenta que destroem tudo pela sua fúria e  força consequência de não haver elementos naturais nem maneiras da água ser absorvidas pelo solo ou são tão fracas e esparsas que não chegam a influenciarem na temperatura do dia.

Por este motivo que é consequência de inúmeros fatores e um em especial a falta de verde, devastações de florestas, matas, áreas de preservação, poluição, etc e tal, vemos cada dia menos Briófitas.

O que são Briófitas afinal?

O representante clássico desta organização vegetal são os musgos, hepáticas e antóceros. São vegetais frágeis, de pequeno porte, sem sementes (criptógamas), avasculares(sem vasos condutores) que dependem muito da água para reprodução. Não vou nem falar da água para sua sobrevivência já que ela é importante para todo ser vivo neste planeta, mas ela depende de lugares úmidos com pouca luz como os encontrados em matas e florestas tropicais.


Este musgos possuem clorofila a e b e carotenoides. Então, elas produzem fotossíntese e assim contribuem também para melhoria do ar. 

Por serem muito sensíveis a mudanças climáticas, do meio onde se encontram e a poluição (tanto do ar como da água) estas plantas são utilizados por biólogos e cientistas para avaliar a qualidade de ar e poluição de determinadas regiões. O desenvolvimento ou o não desenvolvimento, morte ou alteração em seu crescimento, mudanças de coloração são avaliados e com isso os biólogos possuem ferramentas para apontar o quadro geral de problemas ocasionados por poluição em uma área.

Os musgos encontrados nas pedras de cachoeiras, rios e riachos são representantes de briófitas.


 

 


segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Árvores brasileiras para paisagismo.

 


O Brasil é o pais mais rico em diversidade não só animal quanto de plantas. E não temos só um tipo de árvore, temos árvores de folhas largas e copas grandes que fazem boas sombras e outras que possuem flores como as quaresmeiras, árvores de caules finos e compridos, outras com folhas pequenas e bem verdinhas, a diversidade é enorme e impossível de ser enumerada.

Mas o que são árvores nativas?

E quando temos um tipo de árvore de uma espécie que é natural de um determinado lugar, de um ecossistema, região ou país. Isso quer dizer que não se encontra de forma nativa em outro lugar (somente se for plantada uma muda ou semente fora deste habitat).

Assim podemos definir que algumas árvores só ocorrem na Mata Atlântica e não são encontradas no Amazonas, Caatinga ou Pantanal, outras no entanto só sobrevivem na Caatinga e temos outras que só se desenvolvem nas áreas alagadas do Amazonas, e assim por diante.

Quando isso ocorre (de uma espécie somente ocorrer em um determinado bioma) chamamos de endêmicas.

Mas, quando plantamos uma árvore ou árvores (ou plantas em geral, não importa se por mudas ou por sementes), que não são nativas daquele lugar são consideradas como espécies exóticas, o exemplo é o Chapéu de Sol (Terminalia catappa) que é originária da Índia e Nova Guiné. Por este motivo, por não pertencer a nossa flora a espécie é exótica no Brasil, apesar de ter se adaptado muito bem ao clima.

 Mas vamos aos tipos de árvores de porte pequeno e médio que podem ser usados para reflorestar, ornamentar e criar ambientes mais aconchegantes de verde além de outras cores  aos nossos olhos.


QUARESMEIRA (Tibouchina granulosa)

É uma árvores que dá flores, indicada para arborização urbanas pois sua altura não ultrapassa 12 metros, ficando entre 8 metros em média. Sua vantagem é que ela não possui raízes agressivas é de fácil manutenção e pode ser plantada em calçadas, ruas, avenidas, praças, parques, jardins. 

Suas flores são de cores roxas mas também pode apresentar cores de tonalidade rosa. Floresce entre janeiro e abril e por isso e geralmente coincidir com o período da Quaresma (Quaresma para os Cristãos) recebeu esse nome.


SIBIPIRUNA (Caesalpinia peltophoroides)

É uma árvore que atinge 8 metros de altura, a copa apresenta belas flores amarelas, bastante ornamental e esta presente em muitos projetos de paisagismo em cidades no Sudeste como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais.

Ela é confundida com o Pau-Brasil pela sua semelhança.

IPÊ-AMARELO (Tabebuia ochracea)

Eu sou um fã do Ipê-amarelo, em sua florada ele fica muito bonito, nativa é considera a árvore símbolo do Brasil. Em 1961 o então presidente Jânio Quadros declarou que a flor do Ipê-Amarelo era a flor nacional. Além disso, o Ipê-Amarelo foi escolhido como árvore símbolo da nação porque, quando floresce, suas flores caem no chão formando uma massa amarela que se destaca no verde das matas, como a bandeira brasileira e a árvore está sempre florida no 7 de setembro, data da independência do Brasil.

Outra curiosidade do Ipê é que o termo Tabebuia (de onde vem seu nome científico) em tupi-guarani (lingua indígena de tribos Brasileiras) quer dizer "Pau que flutua" e é uma madeira muito resistente a água, já o termo indígena Ipê significa "árvore de casca grossa".

O Ipê é muito versátil na decoração e no paisagismo, pode ser plantada em ruas, parques, jardins e residências, sua altura pode chegar a 10 metros.

No nosso próximo encontro vou apresentar mais algumas árvores.


Temos um viveiro que através de coleta de sementes de espécies brasileiras produzimos mudas de árvores para você utilizar em seu projeto de reintrodução destas plantas em seu condomínio, quintal, chácara, pracinha na frente de sua casa ou apartamento, escola ou em um bonito vaso ornamental em sua varanda.

Sim, nosso viveiro comercializa estas mudas a um preço bem abaixo do valor encontrado geralmente em lojas de paisagismos. O valor cobrado é usado para manter o viveiro, compra de substrato para plantio, saquinhos para replantar as mudas e para a coleta das sementes. Uma vez coletadas as sementes e colocas na germinadora catalogarmos as mesmas, fazemos a impressão de folhetos sobre as espécies (que acompanha a muda que você compra) e pesquisas sobre estas espécies e suas variedades para que possamos preservar e manter esta flora e fauna vivas e presentes no nosso dia a dia.

Saiba mais: flexonews.br@gmail.com 


domingo, 18 de outubro de 2020

Quem é o biólogo?

 


O biólogo é o profissional responsável por diversos tipos de estudos em especial pelo estudo da vida existente. Bio quer dizer Vida e Logos Estudo. Resumindo Biólogo e o Estudante da Vida.

Como biólogo você pode atuar em diversos segmentos, setores e empresas. Ele observa as origens, desenvolvimentos, reproduções e relacionamentos dos seres vivos com o meio onde vivem. 

O profissional de biologia pode atuar na área de pesquisa em campo e em laboratórios, trabalhar como consultor na área biológica ou administração de parques.

E não é só isso, como biólogo, é possível realizar trabalhos de catalogar espécies, educação ambiental, técnicas de sustentabilidade e perícias ambientais. Além de ter o conhecimento e poder contribuir com políticas públicas no setores ambientais e de conservação.

O Conselho Federal de Biologia lista mais de 80 áreas de atuação possíveis e regulamentadas para o exercício da profissão. Elas estão dividas em três grandes setores. São eles:

  • Meio Ambiente e Biodiversidade: arborização urbana, bioética, ecoturismo, educação ambiental, gestão ambiental, inventário e manejo, mudanças climáticas, licenciamento ambiental, saneamento ambiental.
  • Saúde: aconselhamento genético, análises clínicas, “análises, bioensaios e testes em animais”, controle de vetores e pragas, saúde pública/vigilância epidemiológica, treinamento e ensino na área de saúde.
  • Biotecnologia e Produção: biodegradação, bioinformática, Engenharia Genética/Bioengenharia, biossegurança, melhoramento genético, “Desenvolvimento e Produção de Organismos Geneticamente Modificados (OGMs)”.

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Quanto tempo leve para germinar uma semente?

 


Sementes são a forma que as gimnospermas e angiospermas encontraram para o sucesso de passar sua descendência. As Plantas, como citados os dois grupos vegetas que possuem sementes, são as de maior sucesso no povoamento terrestre graças as sementes. Isso se dá pelo fato das sementes poderem ser transportadas a grandes distâncias por diversas formas como vento, através de animais dispersores, pássaros, chuvas entre outros, contribuindo para a dispersão das espécies. As sementes ainda podem permanecerem dormentes até que condições favoráveis de ambiente, umidade, suprimento nutricional, luz, temperatura, etc., sejam ideais para sua germinação.

As sementes podem germinar em dois principais meios mas precisam da presença do AR para que tudo ocorra. Você pode iniciar a germinação de suas sementes em água ou diretamente na terra (ou substrato).

Sabendo disso podemos de certa forma apenas com água e um punhado de terra começar o repovoamento de uma espécie de planta, árvore ou arbusto correto?

É, mais ou menos, a coisa não acontece tão simples assim. Há sementes, como os grãos de feijão, que somente um pouco de água e um tufo de algodão, faz com que em três dias estes grãos germinem e um caule e uma raiz já começam aparecer.


A outras sementes necessitam de um período de dormência antes que ocorra a germinação, por exemplo a castanheira, tem um período que ela deve descansar antes de ser retirada da casca e depois plantada, ao plantar, e respeitando este período de descanso ela leva entre 90 a 100 dias para geminar.

Outras sementes como a de Jabuticaba levam de 30 a 45 dias e as de Ipê Amarelo de 10 a 20 dias. Já o café precisa entre 30 a 40 dias para germinação.


Mas, germinação não quer dizer que terá sucesso no seu plantio. Isso por que em geral sementes coletadas possuem uma índice de sucesso de 60% na geminação e estão ligadas diretamente ao tipo de solo, nutrientes, temperaturas, etc, já mencionados e o seu crescimento são levados em contas todos estes fatores e o espaço necessário para o desenvolvimento da planta.

Já obter frutos ou flores desta planta também depende de outros fatores como os polinizadores, que podem não serem os ideais ou estarem presentes no local ou região que você plantou sua muda.

Por isso certas mudas já "pegadas" ou viçosas de um tipo de árvores ou arbusto custam mais caro. Por exemplo, um pé de Jabuticaba dando frutos na forma de arbusto no tamanho de uns 1,70m de altura plantado em um bom vaso (em geral planta-se em caixas d'água) custa entre R$500,00 a R$2000,00 reais. Uma jaboticabeira para produzir em um vaso precisa de ao menos 10 a 15 anos de idade. Para o produtor de mudas esperar tanto para ganhar R$400,00 desanima muito, por este motivo a oferta é pouca e o custo acaba se justificando.

Eu montei um viveiro e projeto para reprodução de árvores, arbustos e algumas plantas endêmicas brasileiras, o projeto conta com a coleta de sementes destas espécimes, separação, catalogação destas plantas, geminação e replante destas sementes em saquinhos especiais para serem reentroduzidos em praças, bosques, usados para paisagismos, em áreas verdes de condomínios, sítios, chácaras, quintais e até vasos ornamentais com o intuito de preservação, terapia e melhoria da qualidade de vida.


Cada muda é vendida a um preço bem acessível e acompanha folheto explicativo sobre a muda que você esta recebendo, cuidados, tipo de adubos, como adubar, plantas e cuidar, nome científico e a região de onde a planta faz parte. Este valor cobrado é somente para poder manter o sistema de coletagem das sementes, separação,plantio, custo dos substratos para plantio, saquinhos de replante de mudas, etc.

Caso não queria ou não tenha como plantar uma árvore, arbusto ou planta não se preocupe, você pode patrocinar o projeto com um pequeno valor mensal (R$9,90) que é usado para pagar todos os custo que o sistema de estufas, molhagem (irrigação), etc utilizados para manter os viveiros. Lembre-se um semente pode levar até 90 dias para germinar e mais de 1 ano até obter o tamanho ideal para ser replantada em uma praça, escola, área de lazer de um prédio ou condomínio e as vezes mais de 15 anos para sua primeira florada e frutos.

PATROCINE O NOSSO VIVEIRO, apenas R$9,90 por mês saiba mais em flexonews.br@gmail.com


terça-feira, 13 de outubro de 2020

Quanto custa uma muda de árvore brasileira?


Quando eu era mais novo (faz um bom tempo tá 😁😁😁) havia um frase que resumia a vida de um homem que era: "Todo homem deve, Plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro!"

A cada dia vemos menos leitores e menos ainda plantadores de árvores. Se cada cidadão planta-se ao menos um arbusto, uma folhagem, uma samambaia que seja, teríamos muito menos poluição e mais "alegria" em nossos dias.

Mas, digamos que você decida hoje plantar uma árvore, quanto custa uma muda?

Bem, depende de que tipo de árvore, qual a "idade" ou tamanho da muda e onde vai comprar.

Existem empresas de reflorestamento que produzem mudas de árvores endêmicas brasileiras e tem um custo até bastante agradável, mas quando se computa o frete e a quantidade mínima para aquisição seu custo fica inviável.

Então nos resta comprar em alguma floricultura ou empresas de paisagismo nas cidades. Estas empresas no entanto, por venderem no varejo e por incluírem seus lucros, o apelo "ecológico" e toda a sua estrutura de estacionamento e divulgação e até a dificuldade de vender uma muda de árvore brasileira acaba tendo que praticar um preço as vezes "desanimador" ou "impraticável" para aqueles que pretendem plantar sua primeira árvore.

Outro fator que inviabiliza muitos a plantarem sua primeira árvore é a falta de área (terra ou espaços) para plantar.

Uma muda por exemplo de café com 50 cm de altura custa em uma loja de plantas para paisagismo R$20,00. Já um Ipé Amarelo com 30cm de altura pode variar de R$15,00 a R$20,00. Uma Goiabeira com 50cm altura R$15,00; já uma jaboticabeira com 50cm de altura custa R$50,00 e não é raro achar por uns R$70,00 dependendo do bairro em que se encontra a loja.

Então, levando-se em conta este cenário fica difícil incentivar o plantio de novas árvores em uma cidade cada vez mais árida como São Paulo (mas outras cidades ao redor do mundo passam pelos mesmos problemas).

Eu tenho um projeto aqui para coleta de sementes e geração de mudas de árvores, arbustos e plantas endêmicas brasileiras com um custo bem baixo* para quem deseja adquirir as mudas e replantar em suas praças, áreas de seus prédios e condomínios, vasos e em seus quintais, chácaras e sítios.

Para saber mais flexonews.br@gmail.com  

*O preço cobrado pelas mudas são valores que são utilizados para manutenção do projeto, impressão de folhetos explicativos de cada planta (acompanha a muda que você adquire), divulgação e para manter o processo de coleta de sementes, plantio, germinação, custos de rega, substratos e embalagens para plantio. Os custos de envio e embalagem apropriada são cobrados a parte.

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Quantas árvores são necessárias para produção de Oxigênio?

 


Parece loucura o título que usei para esta matéria.

Onde já se viu, você deve estar pensando, árvores produzindo oxigênio, o oxigênio existe, tá ai ela na produz oxigênio!

Acredite ou não tem gente que pensa assim ainda, que árvores não são necessárias ou as poucas que exitem na Amazônia ou Mata Atlântica são capazes de "suprir" e filtrar o "ar" do planeta... bem, sinto muito dizer que é um grande engano pensar assim.

Mas voltando ao foco do título que mencionei acima.

Em geral, em nossas aulas de ciências no 5º ano do ensino fundamental começamos a ter um contato maior com a biologia e ecologia e os nossos professores nos mostram a importância do oxigênio para a vida em nosso planeta (assim como a água, sem os dois a vida não seria possível). E também que as plantas são responsáveis por esta oxigenação assim como os fitoplanctos e algas do oceano.

Também aprendemos que a destruição, degradação da natureza e perda significativa de árvores em diversos biomas prejudica esta "renovação" do oxigênio em nosso planeta.

Quero lembrar que tanto as árvores, mata ciliar e a preservação de áreas próximas a nascentes também contribuem para a obtenção da água potável, mas isso é assunto para um próximo post.

Para você ter uma ideia da importância das árvores para a melhoria da qualidade do ar foi relatada pelo The New York Times (jornal Norte Americano da área de Nova York), que uma única árvore que possua 30 metros de altura (facilmente encontrada na mata atlântica, Amazônia e Pantanal) e com base de meio metro produz cerca de 2721kg de oxigênio, que é suficiente para que duas pessoas (dois seres humanos) respirarem por um ano. Muito legal isso né.


Então quer dizer que se a gente tivesse em torno de 10 arbustos de 5 metros de altura teríamos a mesma proporção aritmética, correto? Com alguma variação para mais ou para menos, 10 arbustos são facilmente plantados em jardins, praças, campos, ao redor de rodovias, estradas, etc... vejam como é fácil melhorar a qualidade de ar somente plantando arbustos com 6 vezes menos o tamanho de uma árvore secular e de tamanho impraticável nas cidades.

Com esta base que comentei a Environment and Natural Resources do Canadá apresentou o seguinte dado: "Em média uma árvore gera 117kg de oxigênio anualmente, e em cidades duas árvores adultas são capazes de gerar oxigênio para uma família de 4 (quatro) membros por 1 ano"

 E a Treefacts que pode ser lido em SavaTree completa que um única árvore é capaz de absorver o CO2 que um automóvel produz por ano.

Caramba, então a melhoria da qualidade do ar no mundo pode ser resolvida de forma simples, basta termos pelo menos 1,7 bilhão de árvores no mundo correto?


A conta é simples mas o resultado não é tão simples assim. As árvores levam alguns anos para ficarem do tamanho ideal para que este volume seja capaz de atender a demanda de oxigênio dos seres humanos, ou seja, se tornarem adultas. Outro ponto a se considerar, temos sim que replantar novas árvores, arbustos, e plantas no geral mas O MAIS IMPORTANTE e não poluir rios, lagos e mares, que possuem algas e fitoplanctos responsáveis estes por grande parte do oxigênio do planeta, e DIMINUIR A POLUIÇÃO DO AR com menos uso de combustíveis fósseis, produtos que geram CO2 e principalmente diminuir e parar com o desmatamento urgentemente. Se isso não for feito, não adianta plantar árvores, fazer campanhas de "adote ou plante uma árvore" pois a velocidade com que a natureza recicla o planeta para nós não é a mesma que a gente destrói ele para todos os seres viventes.

Infelizmente somos eficientes na destruição e não na reconstrução... por isso é importante parar e diminuir o que fazemos de errado, parar de destruir e achar que a próxima geração que recicle ou cuide. Não podemos mais esperar a natureza reconstruir o que ela mesma levou milhares de anos para criar que foi CONDIÇÕES DA VIDA HUMANA EXISTIR.



sábado, 10 de outubro de 2020

As aranhas de cortina, pernudas são perigosas?

 


Em um post anterior eu comentei como as aranhas são mal compreendidas.

Aquela aranha pernuda, aranha de cortinas, marrozinha que fica nos cantos de paredes junto ao teto ou entre as cortinas não são perigosas e são até fundamentais e benéficas para nós, pois elas fazem um controle biológico dos pequenos insetos como pernilongos, mosquitinhos e outros pequenos seres que ficam presos em suas teias e servem de alimento para elas.

Por este motivo, ter uma aranha (ou várias) em suas paredes, cortinas é sinal que menos pernilongos e insetos pequenos não estarão nos incomodando, por isso, matá-las não é bom elas vivem bem com a nossa presença e até contribuem para que não sejamos incomodados por outros insetos.

Bonito, concordo que não é ter estas teias e aranhas visíveis, dá uma cara de que somos "porcos" (no contexto de que não temos muita afinidade com limpeza ou somos relaxados quanto a isto), mas se os outros observadores que nos criticam por deixar estas pequenas aranhas conviverem com a gente soubessem dos inúmeros benefícios que estas nos trazem também deixariam algumas delas conviver em suas residências também:


Vamos saber mais sobre ela:

  • aranhas que ocorrem em todo o Brasil;
  • são encontradas sob pedras mas em especial atrás de móveis, cantos de paredes, entre cortinas, porões, telhados, etc;
  • suas pernas são bem grandes podendo chegar até seis vezes o tamanho do seu corpo;
  • possui o corpo alongado e de tom marrom claro sendo até meio que translucido (possui certa transparência);
  • seu nome científico é: Pholcus phalangioides

Como dissemos ela é conhecida pelas suas longas e finas patas e pode ser encontrada em todo o Brasil e também esta presente em outros continentes (não tenho dados se são encontradas nos polos). Ela prefere cantos escuros da casa. Uma curiosidade, por ela ter o corpo translúcido, se ela for observada com uma lente potente (como o microscópio) é possível ver suas células sanguíneas e o interior de seu corpo.

Como grande parte das aranhas as fêmeas são bem maiores que o macho, mas são aranhas de corpo relativamente pequeno que atingem no máximo quando adultos 10mm (1cm) mas o mais comum é encontrar estes animais entre 6 e 8mm já que quando avistados são expulsas e exterminados com vassouras pelas donas de casa. Porém, o corpo apesar de pequeno apresenta pernas (quatro pares) que podem ter até seis vez o tamanho dele, não é raro ver aranhas como estas com patas com 4,8cm de comprimento.

As aranhas em geral são solitárias, esta não é exceção, ela só socializa quando precisa acasalar, seu hábito é em geral ficar imóvel em sua teia a espera de um inseto desavisado cair em sua armadilha pegajosa, onde vira sua refeição.

Seu veneno não é perigoso para os seres humanos e seu tamanho também oferece quase nenhum risco de um acidente de picada. Mesmo que você fosse picado que é muitíssimo raro, quase impossível de acontecer, o máximo que iria acontecer é uma pequena dor mecânica como uma mordida de uma formiga.


terça-feira, 6 de outubro de 2020

O Bioma

 


Antes de que nos aprofundemos mais sobre os assuntos relacionados a natureza e entre os reinos da biologia precisamos definir e saber o que é bioma.

Bioma é uma unidade biológica ou espaço geográfico onde as características são específicas e também são definidas (controladas ou reguladas) pelo macroclima, fitofisionomia, solo e altitude entre outros critérios.

Difícil a definição acima? 

É também achei, por isso podemos definir o Bioma de uma forma mais fácil como sendo ecossistemas, habitats ou comunidades biológicas com certo nível de homogenieidade, ou seja, bioma é o sinônimo de comunidade biótica.

O bioma é parte integrante da Biosfera que é o conjunto de todos os biomas da Terra. É composto também por ecossistemas que por sua vez é composto pela biocenose e pelo biótopo.

Os ecossistemas são parte dos biomas que incluem a fauna, flora micróbios e todos os seres vivos em geral.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br) o Brasil é formado por sei biomas que são:

  • Amazônia;
  • Caatinga;
  • Cerrado;
  • Mata Atlântica;
  • Pampa e 
  • Pantanal.
Agora que nos já sabemos ao menos definir o que é bioma e no Brasil quais são eles, podemos dar continuidade a nossas postagens sobre essa imensa diversidade que são os Biomas Brasileiros.

domingo, 4 de outubro de 2020

Aranhas, será que são tão perigosas assim?


Aranhas!
Ao ouvir esta palavra tem gente que já se petrifica todo, outros correm, outros ainda já se armam com seus chinelos, inseticidas ou já buscam o aspirador de pó para arranca-las com teia e tudo.

Mas será que são tão perigosas assim ou será que estamos prejudicando a nós mesmos não compreender e matar esta nossa amiga?

Amiga, você disse isso deste bicho pernudo que tem 8 olhos, 8 pernas e esta em geral nos cantos mais sombrios de minha casa?

Como ela pode ser amiga?

As aranhas desempenham um papel importantíssimo para o mundo, acredite ou não. Até aquele pernilongo chato que você tenta incansavelmente matar com um tapa pode ser eliminado com uma simples arranha no canto do teto de seu quarto.

Todas as aranhas do mundo juntas, segundo uma matéria publicada em uma revista chamada The Science of Nature comem (matam) cerca de 800 milhões de toneladas de insetos e pequenos animais. Se comparados com os seres humanos no mundo, elas comem o dobro que comemos de carne e peixe que é de aproximadamente 400 milhões de toneladas. As aranhas comem mais até que as baleias. 

Existem cerca de 45 mil espécies de aranhas e acredita-se que em certas áreas podem ter uma densidade populacional de até 1000 pequenos aracnídeos em uma área de 1 metro quadrado.

Você sabia que muitas das aranhas acabam passando despercebidas de nós, seres humanos? Pois é, porque grande parte delas serem ativas somente a noite e se esconderem muito bem na vegetação. Para aqueles que morrem de medo de aranha este dado pode ser um alívio.

Ainda segundo a revista The Science of Nature as aranhas tem importância ecológica muito relevante por serem consumidoras de insetos, haja visto o cálculo que a mesma revista fez mencionado anteriormente. E se somados a outros predadores como os pássaros e formigas elas contribuem significativamente para a redução da densidade de insetos, contribuindo enormemente para o equilíbrio ecológico.

Outro ponto importante que deve ser considerado em relação as aranhas é que elas não representam nenhuma ameaça significativa para as pragas em plantações devido a alteração drástica do ambiente e que para as aranhas não são atraentes. Mas, manter (deixar) as aranhas fazerem suas teias nas cercas, mourão de cercas, nas árvores e arbustos pode ajudar controlar e diminuir as pragas. Veja, aranhas comem grilos, gafanhotos, borboletas, mosquitos, moscas, joaninhas, etc.. etc..

No Brasil somente 3 espécies de aranhas tem interesse médico que são as:

  • Armadeiras - Phoneutria (gênero)

  • Aranhas Marron - Loxosceles (gênero)

  • Viúvas negras - Latrodectus mactans

 Ou seja, todas as outras aranhas são inofensivas para os seres humanos. Claro, não é por isso que você vai "cutucar" uma aranha, há pessoas que podem ser alérgicas e quando picadas por aranhas sem importância médica podem ter um quadro um pouca agravados por conta da alergia ou infecção local, mas em geral um contato com uma aranha de jardim, caranguejeira, aranhas de teia dourada por exemplo e um eventual acidente (picada) tem mais o efeito de dor mecânica e pequeno inchaço e vermelhidão local que um quadro de envenenamento que levaria a morte. Mas, sempre que picado, limpar o local o melhor possível e em procurar auxílio em uma unidade de saúde é sempre a melhor indicação.

NUNCA, SEJA PICADA DE COBRA, ARANHA, ESCORPIÃO, LACRAIA OU CONTATO COM TATURANAS FAÇA TORNIQUETE.

Outras recomendação: não chupar o veneno, não cortar, não furar para o sangue sair, não ficar desesperado, não colocar café, querozene, terra, fazer xixi em cima, etc.. etc... isso tudo é lenda urbana e só vai piorar o quadro (e se não for nada vai acabar gerando infecção desnecesária e potencialmente perigosa) só lave com água e sabão e procure uma unidade de saúde só isso. 

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

A vegetação do Pantanal que deve ser restaurada agora.

 


Depois da maior destruição causada recentemente pelos incêndios que assolaram o Pantanal, chegou a hora de montar uma estratégia de recuperação. Primeiro da biodiversidade vegetal, depois reintroduzir os poucos animais salvos.

O bioma do Pantanal é único e apresenta uma rica diversidade de espécies vegetais, que devem ser reentroduzidas para que continue sendo um paraíso natural como era antes das queimadas.

São diversos tipos de plantas terrestres e também aquáticas de pequeno,médio e grande porte.

É importante ressaltar que esta diversidade de vegetação é de grande, diria, extrema importância para a preservação do ecossistema pantaneiro e contribui para  regulação do clima da região e de importância ainda maior para manter a grande variedade da fauna e as milhares de espécies de animais e insetos (que são alimento de grande parte destes animais na cadeia alimentar).

As características da vegetação do local que as torna única são 

  • Grande diversidade de vegetação;
  • vegetação aberta que difere da mata atlântica e da Amazônia;
  • a vegetação varia de acordo com o relevo do pantanal e;
  • vegetação de transição entre dois biomas que são a vegetação do Cerrado e da Amazônia, ou seja, ela vai se mesclando como um "degradee".

Quais as principais espécies da vegetação do pantanal que temos que iniciar a recuperação o quanto antes (onde foi degradado pelo fogo)

  • Aguapés (planta aquática)
  • Alfaces d’água (planta aquática)
  • Ipês (árvores de grande porte)
  • Acuri (espécie de palmeira)
  • Carandá (espécies de palmeira)
  • Angicos (arbustos)
  • Figueiras (árvores frutíferas de médio porte)
  • Piúvas (árvores de grande porte)
  • Orquídeas (plantas de pequeno porte)
  • Bromélias (plantas de pequeno porte)
  • Mandacaru (cactos presentes nas áreas de transição entre Cerrado e Pantanal)
  • Aroeiras (árvores de médio a grande porte)

Dentre as frutas que devem urgentemente serem replantadas para poder dar suporte a vida dos animais da região destaco:

  • Guavira - Campomanesia spp
  • Bocaiúva - Acrocomia aculeata
  • Pequi - Caryoca brasiliense
  • Laranjinha-de-pacu - Pouteria glomerata
  • Jatobá - Hymenaea courbaril
  • Baru - Dipteryx alata
  • Jenipapo - Genipa americana L.
  • Mangaba - Hancornia speciosa
 

 Bem estas são as básicas, há muito mais alguns pés de goiaba, pitanga, jabuticaba entre tantas outras. Estas citadas são as mais ameaçadas e que tornam este bioma único, por isso devem ser replantadas (sim replantadas com mudas já com 1 metro de altura pelo menos) para acelerar o processo de recuperação e retorno (ou evitar a mais mortes, agora por fome) dos animais da região.