A desidratação ocorre quando nosso corpo (que é composto de mais de 65% de água) usa ou perde mais líquido do que ingere. Quando esta perda chega a pontos críticos seu corpo tem dificuldades de realizar suas funções normais, o próprio raciocínio fica lento quando se perde muita água.
A gente perde água de muitas maneiras todos os dias, mesmo que não estejamos no mato. Suor, urina, fezes até mesmo na respiração a água de nosso corpo vai indo embora. Junto com a água um pouco de sais minerais também são perdidos. A água em nosso corpo é responsável por nutrir as células, como dissemos nosso corpo e composto da maior parte por líquidos e o principal dele é a água.
Toda vez que perdemos muita água o corpo fica fora de equilíbrio e a esse desequilíbrio chamamos de desidratado. Quando esse desequilíbrio atinge níveis críticos o indivíduo pode ser levado a morte.
As causas mais comuns de desidratação (independente da situação de sobrevivência ou não)
Muitas condições podem causar perdas de fluido rápido e contínuo, levando a desidratação:
- Febre;
- Sudorese ou suar, normalmente relacionado ao calor intenso ou esforço físico. A febre pode levar a um estado de sudorese também, outras doenças ou infeções podem ocasionar este tipo de reação;
- Vômito e diarreia e aumento da frequência urinária devido à infecção - tomar uma água contaminada ou não tratada que contenham parasitas podem levar a desidratação, mesmo que a gente beba o líquido o vômito ou diarreia acabam por eliminar mais água do que estamos ingerindo. Por este motivo, tratar a água com Iôdo, Hipoclorito de sódio, permanganato de potássio ou uma simples fervura por 10 minutos já eliminam estes patogênicos.
- Urinar em excesso, geralmente relacionado com o diabetes ou infecções
- Incapacidade de ingerir comida e água apropriadamente (como no caso de uma pessoa com deficiência)
- Capacidade diminuída para ingerir líquidos (por exemplo, alguém em coma ou doente )
- A própria falta de acesso à água potável
- Lesões significativas na pele, como queimaduras ou feridas na boca, e doenças de pele graves ou infecções (a água é perdida através da pele danificada).
Qualquer pessoa que se exercita ou se esforça em demasiado pode ficar desidratada, especialmente em climas quentes e úmidos ou em altas altitudes. Mas os atletas que treinam para participar de uma ultramaratona, triathlon, expedições de alpinismo ou torneios de ciclismo, por exemplo, estão em risco particularmente elevado. Isso porque quanto mais você se exercita, mais difícil é manter-se hidratado. Durante o exercício, o corpo pode perder mais água do que pode absorver. A desidratação também é cumulativa ao longo de um período de dias, o que significa que é possível ficar desidratado mesmo com uma rotina de exercícios moderados se você não beber o suficiente para substituir o que perdeu em uma base diária.
Purificando a água de forma simples:
Nenhum comentário:
Postar um comentário