Quando saímos para o "mato" estamos sempre em busca de aventuras. Mas as vezes nos deparamos com situações incomuns e até perigosas quando não sabemos como agir. O encontro com serpentes (as cobras) é mais comum do que podemos imaginar e os acidentes também. Desavisados caminhando pela mata podem, acidentalmente, pisar em uma cobra e por reação de defesa serem picados e ai já viu, todo o passeio esta comprometido e a vida de quem foi picado, caso a cobra seja peçonhenta (venenosa) também corre perigo e os primeiros e o rápido socorro são fundamentais para salvar a vida do indivíduo.
Uma das cobras mais comuns nas matas brasileiras e com maior quantidade de relatos de acidentes por picadas é a famosa jararaca. Ao contrário do que pesam a jararaca é muito adaptável e é encontrada praticamente em todas as regiões brasileiras.
Vamos conhecer um pouco mais sobre esta cobra tão comum nas matas do Brasil.
Nome Científico: Bothropoides jararaca
Família: Viperidae
Ordem: Squamata
Onde são mais encontradas: No Brasil, nos estados da Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Também ocorre em outros países da América do Sul e Central.
Seu habitat preferido: Essa espécie pode ser avistada tanto em florestas quanto no cerrado
O que ela come: Essencialmente roedores. Quando filhote, como a maioria dos répteis de seu gênero, utiliza a cauda para atrair pequenas rãs, sapos e lagartos.
Como ela se reproduz: Essa cobra dá a luz aos filhotes, ao invés de colocar ovos. Por isso é classificada de vivípara. Em média, são de seis a 16 indivíduos por vez, mas já houve registro de até 34 filhotes. As cobrinhas, em geral, nascem no início da estação das chuvas.
De hábitos noturnos, a jararaca é a cobra mais conhecida do gênero Bothrops. Apesar de perigosa, sempre foge ao ser avistada. Aliás, coisa não muito fácil de acontecer é vê-la, graças à excelente camuflagem de sua pele (mesmo para olhos experientes).
Chega a medir 120 centímetros. Existem mais de 30 variedades deste gênero no Brasil.
Uma coisa é certa: as jararacas são responsáveis por 88% dos acidentes com cobras no País. Diante disso, todo cuidado é pouco ao andar pela mata e, de preferência, com botas. De todo modo, dizem, é mais fácil ser picado por uma jararaca em um sítio mal cuidado ou em um lugar cheio de ratos do que na floresta.
A jararaca é conhecida também como caiçara, jaraca, jararacão e jararaca-dormideira. Atualmente ela é encontrada até em áreas degradadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário