sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Jatobá também se come

Além de ter uma madeira imensamente valorizada, por isso corre risco de extinção o Jatobá possui um fruto de casca dura e no seu interior a polpa que pode-se comer. Em condições de sobrevivência é outra alternativa para servir como alimento.
O seu fruto tem uma polpa farinácea comestível e muito nutritiva, que é consumida por humanos e outros animais, tem coloração amarela clara e é bastante adocicada com cheiro forte característico. além disso o fruto pode trazer benefícios à organização mental, é rico em ferro e é indicado para quem sofre de anemia. O jatobá é considerado sagrado pelos povos indígenas que servem os frutos antes de rituais de meditação, pois acreditam que o fruto traz equilíbrio mental.
As árvores quando em fase adulta não produzem frutos o ano todo. Em média uma árvore produz de oitocentos a dois mil frutos na época da frutificação que tem uma duração de 4 meses em média após a floração que ocorre nas épocas secas da estação do ano.
Uma curiosidade o cheiro do jatobá é tão característico que ao nos aproximarmos de um pé de jatobá logo sentimos seu cheiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário