domingo, 22 de janeiro de 2017

O fogo!

O fogo é sem dúvida a maior conquista do Homem desde a sua pré-história. Com o domínio do fogo o homem usou a sua força em benefício moldando a natureza com o seu uso. Nos primórdios o fogo serviu primeiro para a proteção afastando os predadores. Visto que o fogo espantava os animais o homem começou usá-lo para caçar na forma de tochas assustando suas presas e as encurralando para serem abatidas. O fogo logo tornou-se indispensável e útil nos tempos de inverno protegendo o homem do frio. Mas com o fogo veio novos aprendizados como sua utilização no cozimento de alimentos em fogueiras, tornando a caça e alguns vegetais e tubérculos mais saborosos e mais fáceis de serem ingeridos, além de prologarem a vida dos homens já que alimentos cozidos possuem menos bactérias (o calor mata muitas bactérias existentes na carne).
A vida sem o fogo é impensável. Claro que em muitos setores da indústria e do dia a dia em nossas casas e apartamentos foi substituído somente pelo calor (que é utilizado para manutenção da temperatura de nossas casas e para o cozimento de alimentos), gerado por resistências elétricas, fornos de micro-ondas e aquecedores do tipo solar (para aquecer a água) e mais recente mente por indução.
No acampamento no entanto o fogo é presente nas fogueiras, nas espiriteiras e nas churrasqueiras a utilizadas para cozimento de alimentos.  Cozinhamos, purificamos água, mantemos animais noturnos afastados, fonte de calor e luz o fogo e nossa fogueira é garantia de tranquilidade e nos dá a impressão de segurança. Até a fumaça (que mesmo sendo um amante do bushcraft não me agrada), tem seu lado positivo afastando alguns insetos como pernilongos e muriçocas.
Para que o fogo ocorra é necessário (independente de ser no mato, floresta, na tranquilidade de seu apartamento ou casa ou na indústria) de três elementos.
  1. combustível - sem o combustível não há fogo. Combustível é toda a matéria que pode ser queimada. Pode ser madeira, papel, plástico, fluidos como álcool, gasolina, tecidos, etc.;
  2. comburente - sem o comburente (oxigênio) não há fogo em situações normais;
  3. fonte de calor - sem a fonte de calor não há fogo. Fonte de calor inicial pode ser o fósforo, um isqueiro, resistência elétrica, pederneira, etc.
Quando estes três elementos são unidos em condições propícias a ignição ocorre e o fogo surge. Ai meus amigo, é uma reação em cadeira, ou seja, ele não para até que um dos elementos cesse (termine).
Para acabar com o fogo um dos três elementos (chamado de triângulo do fogo) deve finalizar ou acabar.  Por exemplo se acabar o combustível o fogo apaga (falta de lenha na fogueira por exemplo). Mas se faltar o comburente (oxigênio) o fogo apaga (abafamento do fogo ou uso de extintor de gás carbônico, elimina o oxigênio e o fogo finaliza). Falta da fonte de calor, isto quer dizer que se baixarmos a temperatura de onde esta a chama até níveis que a troca de calor não seja mais possível o fogo extingue-se.
Em um próximo encontro vamos mostrar como obter fogo usando uma pederneira.
Até o Próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário