sexta-feira, 17 de março de 2017

Peixes de água doce do Brasil

Tambaqui de porte médio em seu habitat
Um dos alimentos mais saudáveis e fonte de proteínas e Ômega 3 é sem dúvida o peixe. Em rios, lagos, córregos, açudes ou na imensidão do oceano é sempre possível arrumar algum tipo de peixe para a alimentação, seja ela casual, para sobrevivência, para comércio ou prática de esporte.
O Brasil, tem uma diversidade enorme de peixes de água doce. Algumas literaturas falam em mais de 25.000 espécies de diferentes formas e habitats. Todas estas espécimes possuem características próprias que diferem umas das outas. Dentre estas características estão o comportamento como hábitos noturnos e diurnos, movimentos, necessidade de oxigênio, etc. Sim, o peixe precisa de oxigênio para viver mas este oxigênio é retirado da água através das brânquias. Resumindo, este universo de peixes de água doce é gigantesco.
Os peixes são considerados e classificados como animais ectotérmicos. Isto quer dizer que a temperatura do corpo do peixe é igual a água onde ele vive. Este é um dos principais motivos de inatividades de peixes e até mortandade de algumas espécimes quando há mudanças rápidas ou drásticas na temperatura da água.
Tucunaré em seu habitat
A estrutura corporal dos peixes também é bem diversificada. Alguns possuem escamas que recobrem e protegem seu corpo como por exemplo o Dourado, Pacú, Tilápia, Tambaqui, Tucunaré, Pirarucu e outros possuem couro (sem escamas) como o Pintado, Cachara, Surubim, etc.
Outra coisa interessante quanto ao corpo dos peixes de água doce são as nadadeiras. A maioria deles possuem nadadeiras peitorais e pélvicas dispostas empares e as dorsal, adiposa e caudal são impares.
Para capturar o pescar um peixe você pode usar de diversos recursos como: aramadilhas, anzol e linha, redes de espera ou arrasto, tarrafa (um tipo de rede que se lança sobre o peixe), arpão, lanças, etc. Cada técnica e região onde se pretende pescar oferece maior ou menor sucesso, sendo que as redes são de todos os métodos os de maior sucesso dentre a maioria já que o peixe acaba por se "enroscar" entre a malha da rede. As armadilhas como o covo, precisa contar com duas coisas, sua construção e a "curiosidade" do peixe para o sucesso. O anzol e linha dependem de uma boa isca também.
Lambari, pequeno peixe comum em riachos de águas limpas.
Muito apreciado come-se geralmente frito como aperitivo.
Mas o objetivo não é falar sobre as armadilhas ou métodos de captura e pesca mas dar o nome de algumas das mais comuns espécimes de peixes do Brasil que podem servir de alimento em caso de sobrevivência ou mesmo para curtir seu lazer e camping.
Abaixo vou colocar um lista de peixes com links para uma outra página muito legal que dá as características, habitat, nome científico, alimentação e habito dos peixes. Acredito ser muito útil para o sobrevivencialista.
Acesse os links abaixo e confira as espécies mais conhecidas de peixes de água doce do Brasil:

Nenhum comentário:

Postar um comentário