quarta-feira, 22 de março de 2017

O Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar ideias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

Declaração Universal dos Direitos da Água

Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Frases sobre o Dia Mundial da Água:

- Água é vida. Vamos usar com inteligência para que ela nunca falte.

- O futuro de nosso planeta depende da forma com que usamos a água hoje.

- Todo dia é dia de água, pois ela está presente em tudo e em todos.

- O Dia Mundial da Água não é só para pensar, mas principalmente para agir: vamos usar este recurso natural com sabedoria para que ele nunca acabe.

- Sem a água não haveria vida na Terra! Pense nisso neste Dia Mundial da Água.

- O uso racional da água hoje é a garantia deste importante recurso natural para as futuras gerações.

Você sabia?

- 2013 foi o Ano Internacional de Cooperação pela Água. O ano foi definido pela UNESCO como forma de incentivar o uso racional dos recursos hídricos do planeta.

Água Futuro Azul - como proteger a água potável para o futuro das pessoas e do planeta para sempre
Autor: Barlow, Maude
Editora: M. Books
Temas: Água, Meio Ambiente, Recursos Hídricos

sexta-feira, 17 de março de 2017

Peixes de água doce do Brasil

Tambaqui de porte médio em seu habitat
Um dos alimentos mais saudáveis e fonte de proteínas e Ômega 3 é sem dúvida o peixe. Em rios, lagos, córregos, açudes ou na imensidão do oceano é sempre possível arrumar algum tipo de peixe para a alimentação, seja ela casual, para sobrevivência, para comércio ou prática de esporte.
O Brasil, tem uma diversidade enorme de peixes de água doce. Algumas literaturas falam em mais de 25.000 espécies de diferentes formas e habitats. Todas estas espécimes possuem características próprias que diferem umas das outas. Dentre estas características estão o comportamento como hábitos noturnos e diurnos, movimentos, necessidade de oxigênio, etc. Sim, o peixe precisa de oxigênio para viver mas este oxigênio é retirado da água através das brânquias. Resumindo, este universo de peixes de água doce é gigantesco.
Os peixes são considerados e classificados como animais ectotérmicos. Isto quer dizer que a temperatura do corpo do peixe é igual a água onde ele vive. Este é um dos principais motivos de inatividades de peixes e até mortandade de algumas espécimes quando há mudanças rápidas ou drásticas na temperatura da água.
Tucunaré em seu habitat
A estrutura corporal dos peixes também é bem diversificada. Alguns possuem escamas que recobrem e protegem seu corpo como por exemplo o Dourado, Pacú, Tilápia, Tambaqui, Tucunaré, Pirarucu e outros possuem couro (sem escamas) como o Pintado, Cachara, Surubim, etc.
Outra coisa interessante quanto ao corpo dos peixes de água doce são as nadadeiras. A maioria deles possuem nadadeiras peitorais e pélvicas dispostas empares e as dorsal, adiposa e caudal são impares.
Para capturar o pescar um peixe você pode usar de diversos recursos como: aramadilhas, anzol e linha, redes de espera ou arrasto, tarrafa (um tipo de rede que se lança sobre o peixe), arpão, lanças, etc. Cada técnica e região onde se pretende pescar oferece maior ou menor sucesso, sendo que as redes são de todos os métodos os de maior sucesso dentre a maioria já que o peixe acaba por se "enroscar" entre a malha da rede. As armadilhas como o covo, precisa contar com duas coisas, sua construção e a "curiosidade" do peixe para o sucesso. O anzol e linha dependem de uma boa isca também.
Lambari, pequeno peixe comum em riachos de águas limpas.
Muito apreciado come-se geralmente frito como aperitivo.
Mas o objetivo não é falar sobre as armadilhas ou métodos de captura e pesca mas dar o nome de algumas das mais comuns espécimes de peixes do Brasil que podem servir de alimento em caso de sobrevivência ou mesmo para curtir seu lazer e camping.
Abaixo vou colocar um lista de peixes com links para uma outra página muito legal que dá as características, habitat, nome científico, alimentação e habito dos peixes. Acredito ser muito útil para o sobrevivencialista.

quarta-feira, 15 de março de 2017

O que é uma tipoia

Olá, fiquei alguns dias sem postar novidades e matérias no blog. Não estava doente, nem tão pouco desanimado, muito pelo contrário, estava com alguns trabalhos que consumiram muitas horas não sobrando tempo para escrever.
Mas estou de volta e vou começar falando da tipoia. Você sabe o que é?
Muitas vezes a gente, seja no campo, no trabalho ou praticando alguma atividade física acaba por lesionar o braço com um entorse ou alguma outra coisa. Para não mexer este braço ou mantê-lo a maior parte do tempo imóvel em uma posição usamos a tipoia.
Uma tipoia nada mais é que um suporte preso ao pescoço utilizado para imobilização dos braços, ombros e mãos em casos de contusões, luxações, fraturas, artrites, bursites e até sequelas de AVC (acidente vascular cerebral) entre outas.
É de fácil construção, podendo ser improvisada com uma toalha ou tecido mas existem prontas para vender confeccionada geralmente de tecido em algodão  duplamente reforçado para maior estabilidade do membro afetado.
Mas tipoia em algumas regiões do nordeste Brasileiro e principalmente no sertão (interior) o nome tipoia pode ser utilizado para redes de dormir.