quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

O que é Bushcarft?

Antes de iniciar um blog acredito que é necessário apresentar ele as pessoas e explicar do que se trata.
Primeiramente, hesitei muito em escrever este blog por dois motivos:
  1. o tempo - para que o blog seja legal, tenha sucesso e apresente boas informações (coisa que me proponho a fazer) é ter tempo para organizar as ideias e matérias, separar imagens para ilustrar e poder escrever de forma simples, curta e direta com linguagem que seja compreendida por leitores leigos no assunto, praticantes eventuais de bushcraft e os profissionais da área e;
  2. O Youtube - sim, o youtube hoje é um devorador cruel de leitores. Com o Youtube competir com textos é "imoral". Entre ler uma boa matéria e assistir um vídeo de qualidade e conteúdo questionável, mais de 80% de minhas pesquisas apontaram o youtube um cruel e poderoso concorrente. Livro então nem pensar!
    Mas lembro a você leitor somente uma única situação. Em um momento de necessidade lá no seu acampamento, quando não se tem energia elétrica, sinal de internet e nem tão pouco celular o bom e velho "Manual Impresso" pode lhe ser útil e salvar seu momento de lazer.
Estes sem dúvida foram os fatores mais importantes na decisão de escrever este blog. Mas mesmo com estas duas dificuldades principais, e é claro a falta de patrocínio que é uma realidade em nossa "Terra Brasilis" não só para bushcraft como também para o esporte, lazer e outras atividades externas, resolvi escrever e dar continuidade neste projeto.

Mas afinal o que é bushcraft?
Existem muitos sinônimos que podem ser utilizados para definir o que é bushcraft ao meu ver. Camping, que era muito comum em minha infância (auge dos anos 70 e 80) pode ser considera bushcraft.
O bushcraft é uma atividade externa que em uma tradução livre para o bom e velho português poderia ser escrito como a arte do mato.
O bushcraft pode ser bastante divertido e também estimula o espírito de equipe e a união servindo até de atividade motivacional, eu inclusive já vi ser utilizado inclusive por algumas empresas em dinâmica de grupo.
Abrigo simples feito de galhos e folhas
Esta prática de atividade, como já foi dito externa, ocorre em contato com a natureza, é um conjunto de técnicas de sobrevivência, adaptação ao meio ambiente em que você ou sua equipe se encontram utilizando conhecimentos básicos de acendimento de fogo, caça, pesca e confecção de abrigos sem ou com poucos recursos modernos ou tecnológicos. Estas técnicas são consideradas pelo não praticantes desta atividade como "Desnecessárias ou Ultrapassadas", mas que são extremamente prazerosas para quem pratica esta arte.
Dentre as atividades mais rudimentares que um praticante de bushcraft executa esta o acendimento de fogo sem usar fogos ou isqueiros, construir abrigos com folhas e galhos, jangadas para atravessar rios ou lagos usando bambu e cipó, fabricar cesta com fibras ou folhas de palmeiras entre tantas outras.
Mas nada impede você utilizar uma pederneira ou um isqueiro para fazer o seu fogo ou usar uma faca ou facão em sua atividade, ninguém quer votar aos tempos das cavernas o objetivo não é este. Há, no entanto, praticantes que chegam ao extremo da simplicidade e do "desapego" a ferramentas industrializadas como machados onde acabam por construírem em seus acampamentos seus próprios machados rudimentares e primitivos com pedras e galhos.
O objetivo principal do bushcraft é o desapego a coisas industrializadas e a superação de dificuldades utilizando técnicas milenares, entender o funcionamento e como se pode resolver de forma simples problemas. Outro máxima que pode ser incluída na prática do bushcraft é o entendimento da evolução humana e da sobrevivência baseado na capacidade de adaptação. Mas como eu disse anteriormente não é necessariamente o volta ao "elo perdido", se tornar um troglodita, você pode sim na prática utilizar utensílios como panelas de alumínio, cantil, facas, facões, isqueiros, pederneiras, bússola, barraca, etc.
Tudo encontrado na natureza pode ser utilizado pelo praticante que vai adaptado à sua necessidade, seja um galho, pedra, barro, couro, folhas, etc.
O bushcraft  também se distingue de outras atividades externa, até da própria intitulada sobrevivência como é a visão que grande parte dos leitores possui no sentido de sobreviver a algo em um curto espaço de tempo (como por exemplo a queda de um avião ou naufrágio), para o conceito mais adequado que é "viver depois de algo" numa perspectiva de mais longo prazo.
Você pode praticar bushcraft em locais como litoral (ilhas, mata atlântica, costa, mangue), montanhas, campo, semiárido, caatinga, florestas, entre tantos outros lugares.
Todos podem participar e praticar o bushcraft, basta ter um pouco de boa vontade e querer estar em contato direto com a natureza, lembre-se é uma atividade externa, precisa sair da frente da TV, Computador, Tablet, celular, etc...etc... etc... tem que por o pé na trilha!!!
Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário