Em uma situação de acampamento onde nossos fósforos molharam e nosso isqueiro acabou o gás como fazer fogo?
Bem, a muitos e muitos anos, nossos ancestrais faziam fogo a partir de faíscas ou fagulhas obtidas através do atrito entre duas pedras, uma pedra e um metal ou através do calor gerado entre materiais como madeira esfregados energicamente um contra o outro.
A Pederneira facilita muito a vida do explorador, é um objeto ou ferramenta se preferir, gerador de grande quantidade de faíscas capazes de dar ignição a alguns materiais como filamentos de algodão, fibras finas e secas, palha, materiais como papel embebidos em álcool por exemplo.
As mais comuns encontradas no mercado de produtos para camping e bushcraft e em kits de sobrevivência são as fabricadas de bastão de liga de magnésio.
A pederneira de magnésio é um dispositivo simples, à prova d'água que não necessita de manutenção ou recarga é utilizada para iniciar fogo em qualquer clima e em qualquer ambiente.
Para utilizar este dispositivo é simples, basta raspar um pouco do magnésio em uma palha seca papel ou qualquer outro combustível de ignição, a raspa de magnésio vai queimar, muito rapidamente, com uma potência calorífica que vai incendiar com uma facilidade incrível, praticamente qualquer material inflamável.
Pode-se comprar uma boa pederneira com preços que variam de R$15,00 a R$40,00 sendo que as mais baratas, apesar de menos duráveis atendem muito bem aos mais exigentes exploradores.
Uma pergunta que me fizeram recentemente em um acampamento: Eu devo ter uma Pederneira em meu kit de sobrevivência ou mochila?
A resposta é sim, o investimento é baixo e a pederneira funciona tanto em clima úmido ou seco, em ambientes com chuva ou neve. O que vai garantir o sucesso de seu "fogo" é a bucha (material que vai receber as faíscas e gerar a ignição do fogo) que deve estar seca e ser bem inflamável e a qualidade e umidade do material para o fogo (lenha).
É fácil gear fogo com a pederneira ou começar fogo com ela?
Olha, fácil e difícil são frases da mesma moeda. Eu diria que independente da sorte de se acender uma fogueira logo na primeira "triscada" em sua pederneira a perder a noite toda e não conseguir se quer uma "fumacinha" indicando fogo é uma questão de treino. Diria que mais importante antes de dizer se é fácil ou difícil é praticar. Se você pratica o sucesso em obter fogo será mais rápido e menos frustrante do que contar somente com a sorte. Compre uma, vá a campo (seu quintal ou o jardim de sua vovó) e pratique um pouco. Quanto mais praticar mais sucesso terá em uma situação real.
Detalhe, no jardim da vovó cuidado para não queimar as orquídeas, grama ou algum arbusto dela, ela vai ficar uma fera se isso acontecer...
Até a próxima!