segunda-feira, 2 de novembro de 2020

A importância da água

 


Algumas considerações antes de falarmos da importância da água:

  1. O Planeta Terra, é formado por 70% de água, grande parte são dos oceanos.
  2. dos 70% de água do planeta 98% não é própria para o consumo por que tem muito sal (são as águas dos oceanos em grande parte) do restante somente 2% é potável (ou quase isso) e grande parte se encontra nas geleiras e outra parte no subsolo em aquíferos e poços e somente 0,036% formam rios e lagos
  3. O corpo humano é formado por aproximadamente 70% de água, mas esta porcentagem varia com a idade, recém nascidos tem perto de 78% e quando ficamos mais velhos esta porcentagem vai baixando chegando a 60%.
  4. 80% dos casos de doença no mundo estão relacionados a ingestão de água contaminada e correspondem cerca de 25 diferentes enfermidades;
  5. o ser humano não sobrevive 4 minutos sem oxigênio no cérebro (sem danos permanentes), até 50 dias sem alimentos e entre 3 a 4 dias sem água. 
  6. O maior rio do planeta tanto em volume de água quanto em extensão está no Brasil (adivinha qual é, não vou dizer que está na Amazônia...)

Só estes dados já nos colocam em alerta da importância da água e o quanto devemos preservar e cuidar deste bem tão precioso.  Claro que no item 5 de minha lista algumas pessoas e em certas condições 1 ou 2 dias sem água seria fatal e mais dias, mesmo que sobrevivessem sem água teriam consequências sérias para o organismo com danos permanentes e sequelas.

Mas o importante a saber é que ÁGUA É IMPORTANTE E SEM ELA NÃO HÁ VIDA. As plantas dependem de água potável. Ai você vira para mim e diz, mas e as algas plantas do mar vivem com água salgada?

Ai que você se engana, pois pela nova taxonomia as algas agora pertencem ao Reino Protoctista, por isso não são plantas.

Bem vamos voltar, animais tanto domésticos quanto silvestres ou selvagens precisam de água. Nós, igual a todos os seres mencionados não vivemos sem água Não é só para matar nossa sede, mas para: cozinhar, higiene, indústria, energia, diversão, etc.. etc.. 

Imagine um mundo sem água, ou melhor, imagine um mundo somente com água para beber, só se pode beber a água, seria impossível, impraticável e inexistente.

Haveria falência de tudo que se conhece no mundo, no planeta, tudo que conhecemos depende direta ou indiretamente da água.

Por isso devemos cuidar muito bem da água, principalmente da potável, aquela que permite a nós matarmos a sede, plantar, criar animais para subsistência, produzir e viver por assim dizer.

Não poluir, não jogar lixo nem esgoto nas águas e principalmente não jogar resíduos químicos, metais pesados nos rios e lagos já é uma excelente forma de conservar. Não desmatar as matas ciliares de rios, lagos e nascentes. Conservar as nascentes em suas chácaras, fazendas e terras. Manter trechos de mata, desmatar menos, recuperar áreas desmatadas isso também dá uma boa vantagem para o planeta se recuperar.

Pense nisso. Aproveite para conhecer também o Bio São Francisco www.biosaofrancisco.com.br


domingo, 1 de novembro de 2020

Aranha-de-prata a aranha que faz teia!

 


Aranhas são motivo de inúmeras discussões. Uns defendem e admiram, outros se armam com chinelos, venenos e se for ou estiver nos cantos uma boa vassoura mantém a distância e matam com eficiência.

Mas aranhas são em grande parte, em quase sua totalidade inofensivas e não causam dano algum ao homem. Tirando a Armadeira (Phoneutria) e a Aranha-marron (Loxosceles) o resto delas apesar de serem peçonhentas (possuem veneno e órgão inoculador) não causam morte ou maiores problemas além de uma dor local (efeito mecânico da picada) e em alguns casos inchaços e coceira ou um leve mal estar dependendo do tamanho da aranha e quantidade de toxina inoculada (porém, claro, se você possuir alguma alergia a toxina como acontece com os exemplos de pessoas que tem alergias a picadas de abelhas uma picada de aranha não lhe causará grandes problemas).

As aranhas que fazem teia são não só importantes mas criam uma barreira mecânica contra insetos que possam invadir nossas casas, por isso são importantes para o equilíbrio ecológico.

As aranhas-de-prata (Argipe argentata) é um exemplo destas aranhas, pertencente a família dos araneídeos, apresenta coloração amarela, branca e preta com tons de prata. Produzem e vivem em teias muito bonitas e geométricas construídas entre folhas e galho e tem como característica um ziguezague na sua teia próxima a sua posição de espera. Também recebe o nome genérico (que a população em geral dá a todas espécies que aparecem em seus quintais), de aranha-dos-jardins. 


Como grande parte das aranhas a fêmea é sempre muito maior e mais colorida que os machos. Também tem o habito de após a cópula (acasalar) ela pica o macho e o envolve em seda (teia) com se fosse uma presa qualquer que ficou aprisionado em sua teia. 

Na imagem ao lado podemos ver:

  1. macho - menor que a fêmea e abaixo dela, fora do seu campo de visão para não virar presa;
  2. ziguezague - "decoração" típica que caracteriza a teia desta espécie.

Estar aranha foi identificada e catalogada em 1775, tem entre 1 e 1,5cm de comprimento quando adulto, tem uma vida relativamente longa que pode chegar até 2,4 anos, dificilmente pica um ser humano, mesmo que seja tocada ou "cutucada", seu veneno não tem ação tóxica ou causa danos ou alergias conhecidas ao homem.