quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Retornando as atividades

Ufa, após um longo período afastado estou de volta.
Não abandonei a página como alguns possam pensar, somente o trabalho e assuntos pessoais tomaram todo o meu tempo, inclusive o de lazer, o que levou a deixar um pouco "dormente" esta página de que tanto me orgulho.
Voltei com um assunto sobre como nos misturar ao ambiente sem sermos notados, a camuflagem.
Mas o que é camuflagem?
A camuflagem é o conjunto de técnicas e métodos que permitem a um dado organismo ou objeto permanecer indistinto do ambiente que o cerca. Têm-se como exemplos desde as cores amadeiradas do bicho-pau até as manchas verdes-marrons nos uniformes dos soldados modernos. Difere do mimetismo, que consiste na presença, por parte de determinados organismos denominados mímicos, de características que os confundem com um outro grupo de organismos, para sua proteção.
A camuflagem atual tem uma história relativamente recente. No nascimento das guerras modernas, no século XVIII – quando surgiram os rifles de longo alcance – o conceito de camuflagem incluía se vestir de verde-floresta ou cinza-campo. Na Primeira Guerra Mundial, as tropas experimentavam a “camuflagem dazzle“, que tornava difícil medir com instrumentos a proximidade de uma embarcação à distância. Logo a técnica passou a ser usada em humanos.
historia-camuflagem-3